quinta-feira, 3 de abril de 2008

Sistema genital Feminino


O Sistema Genital Feminino
O sistema genital feminino é constituído basicamente pelos seguintes órgãos: ovários, tubas uterinas, útero, vagina e vulva.
Estes órgãos têm como função:
★Ovários: Os ovários produzem os óvulos, que são os gametas femininos. Eles são glândulas situadas no interior da cavidade pélvica.
★Tubas Uterinas: As Tubas Uterinas comunicam os ovários ao útero. Elas são dois tubos finos e longos, que medem de 7 a 14 centímetros.
★Útero: O útero e responsável para/por alojar o embrião. Ele é um órgão muscular com a forma de uma pêra invertida, com cerca de 7,5 centímetros pesando cerca de 50 a 60 gramas.
★Vagina: A vagina é o canal que liga o útero ao meio externo. Os órgãos genitais femininos externos constituem a vulva.
★Vulva: A vulva compreende o conjunto formado por estruturas como os lábios maiores e o clitóris.
O Mecanismo da Fecundação
Numa relação sexual, no momento da ejaculação, o esperma ou sêmen e lançado no fundo da vagina. Apos atravessarem o útero, os milhões de espermatozóides lançados na vagina se locomovem ativamente ate chegar as tubas uterinas.
Se a mulher estiver no período fértil, e o espermatozóide encontrar um óvulo dentro de uma das tubas uterinas, ele poderá penetrá-lo. A junção do óvulo com o espermatozóide dará inicio a fecundação. A fecundação ocorre na porção inicial de uma das tubas uterina. O inicio de uma gravidez e marcado quando se forma o zigoto (célula-ovo).


fonte:livro ciências e o corpo humano editora Atica

.

Nenhum comentário: